Um excelente romance histórico, para quem gosta deste género. Eu gosto muito, aliás, gosto sempre dos livros da autora. É um romance passado no século XVIII, em Inglaterra, no tempo do comércio de escravos. A autora leva-nos até àquela época, através de uma escrita que nos transporta para os diversos locais onde a história se desenrola, sempre sem pausas, com um ritmo que nos faz não querer parar de ler. São abordados os temas da escravatura, dos negócios em que tudo era feito sem respeito pelos direitos humanos mais básicos, das regras de uma sociedade que vivia de aparências... Gostei muito, mas sou suspeita, porque gosto muito de romances históricos e particularmente dos da Philippa Gregory. Mais uma nota para a tradução de Maria do Carmo Figueira, que está muito boa.
Sinopse:
"1787. Bristol é uma cidade em franco crescimento, uma cidade onde o poder atrai os que estão dispostos a correr riscos. Josiah Cole, um homem de negócios que se dedica ao comércio de escravos, decide arriscar tudo para fazer parte da comunidade que detém o poder na cidade. No entanto, para isso, Cole vai precisar de capital e de uma esposa bem relacionada que lhe abra as portas necessárias.
Casar com Frances Scott é uma solução conveniente para ambas as partes. Ao trocar as suas relações sociais pela proteção de Cole, Frances descobre que a sua vida e riqueza dependem do comércio respeitável do açúcar, rum e escravos.
Entretanto, Mehuru, um conselheiro do rei de Ioruba, em África, é capturado, vendido e enviado para Bristol, onde será educado nos padrões ocidentais por Frances, por quem inexoravelmente, se irá apaixonar.
Em Um Comércio Respeitável, Philippa Gregory oferece-nos um retrato vívido e impresionante de uma época complexa onde impera a ganância e a crueldade que devastaram todo um continente."
Sem comentários:
Enviar um comentário